O que são sensores fotoelétrico ou óptico e suas aplicações?


Escrito em 07/06/2015 às 23:24

Sensores fotoelétricos ou ópticos são dispositivos que utilizam o processo de emissão e recepção de raios de luz infravermelhos e são usados para detecção de qualquer tipo de substâncias ou materiais, conforme seu índice de reflexão ou difração.

Construção Básica

No transmissor, um diodo emissor de luz é excitado por pulsos do gerador, que por sua vez emite uma luz pulsada. Essa luz, incidindo sob o foto transistor é detectada, provocando um nível de saída. Quando há uma interrupção nesse feixe de luz, o nível de saída se altera, provocando a comutação.
Isso pode ser realizado de três formas, de acordo com o modelo do sensor:

Difuso

No sensor óptico difuso o transmissor e o receptor estão em uma mesma unidade. O sensor é acionado quando o objeto entra na região de sensibilidade, refletindo para o receptor o feixe de luz recebido do transmissor. A região de sensibilidade é denominada distância de operação e é especificada para cada modelo, tomando-se como base a reflexão em papel branco fosco. Conforme a cor, tonalidade e superfície do objeto a ser detectado a distância sensora se altera.

Retroreflectivo ou Reflexão por espelho prismático

No sensor retroreflectivo o transmissor e o receptor estão em uma mesma unidade. O feixe de luz é enviado ao receptor somente por intermédio do espelho refletor. O acionamento ocorre quando o objeto a ser detectado interrompe o feixe entre o sensor e o espelho.

Barreira

No caso do sensor barreira o transmissor e o receptor estão em unidade distintas. Devem ser dispostos um de frente para o outro a fim de que haja a recepção do feixe transmitido e o acionamento ocorrerá quando esse feixe for interrompido pelo objeto.

Características Gerais

Detector de substâncias ou materiais de qualquer tipo.
Alto nível de vedação.
Corpo metálico ou plástico – cilíndrico com ou sem rosca, retangular ou especial.
Modelos em corrente contínua, corrente alternada.

Aplicações

Existem infinitos tipos de aplicação dos sensores fotoelétricos ou ópticos, por exemplo:
Detecção de qualquer tipo de substância ou material, cor, distância, contraste, transparência, marca, etc.
Além de solucionar problemas em Automação em Geral.

Vantagens

Alta durabilidade.
Acionamento sem contato físico.
Manutenção praticamente inexistente.
Alta velocidade de comutação.
Qualidade e precisão em detecção.

Consulte nosso departamento técnico.


Gostou deste artigo? Compartilhe!

A DS - Equipamentos Eletrônicos Especiais e de Automação, foi fundada em 2000, para facilitar o desenvolvimento das tecnologias eletrônicas, comercialização de produtos com alta qualidade e um excelente custo / benefício para o mercado nacional.